Mudanças no uso da cobertura da terra no norte de Jalisco, México: Uma análise do futuro em um contexto de mudança climática (doi:10.4136/ambi-agua.189) (Espanhol)

  • José Luis Ibarra-Montoya Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco, A. C.
  • Rigoberto Román Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
  • Karla Gutiérrez Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
  • Jacobo Gaxiola Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
  • Víctor Arias Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
  • Maximiano Bautista Servicios de Ingeniería de Occidente Tlaloc, S. De R. L. De C.V.
Palavras-chave: desmatamento, mudança de uso da terra, sub-bacia Atengo-Huichol, cobertura do solo

Resumo

Nesta pesquisa foi objetivado melhorar a compreensão dos processos de mudança na cobertura e uso da terra ao longo do tempo, no nível regional. Alterações na cobertura vegetal e uso da terra têm sido reconhecidos, em muitos países, como uma das principais causas da degradação ambiental, portanto, centralizam esforços da pesquisa ambiental e representam um ponto importante em diversas áreas como meio para compreender os mecanismos desse processo de deterioração, fundamental para a tomada de decisões sobre uso da terra. A sub-bacia Huichol-Atengo tem proporcionado um conjunto de bens e serviços para as comunidades que a envolvem principalmente os Wixarikas (Comunidade dos Huicholas), infelizmente, essa relação resultou em uma rápida deterioração de seus recursos naturais. Neste artigo, as mudanças na cobertura e uso da terra na bacia hidrográfica foram analisadas, pela criação de cenários de 1976 a 2000, baseando-se no uso e na cobertura do solo pela vegetação e de seu manejo em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Além disso, é descrita uma metodologia, baseada em cenários de mudanças climáticas para prever as mudanças na cobertura e uso da terra em 2040. Os resultados mostram que a paisagem da bacia é dominada por floresta de pinheiros, floresta de carvalho e floresta tropical decidual. A dinâmica da mudança é centrada sobre os tipos de cobertura florestal "pinheiro” e "carvalho" durante o período 1976 - 2000. A primeira diminuiu a uma taxa anual de 0,20% e a segunda, em 0,76% e, no período estimado de 2000 – 2040, esse padrão é invertido; a floresta de pinheiros decresceu a uma taxa anual de 8,95% e a floresta de carvalhos para 2,11%. Para ambas as coberturas, a perda da vegetação foi maior no segundo período analisado. Esse padrão de mudança é consistente com estimativas já reportadas no contexto de mudança climática.

Biografia do Autor

José Luis Ibarra-Montoya, Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco, A. C.
BIOLOGIST, NATIONAL AUTONOMOUS UNIVERSITY OF MEXICO. BIOLOGICAL SCIENCE TEACHER IN ENVIRONMENTAL BIOLOGY, NATIONAL AUTONOMOUS UNIVERSITY OF MEXICO. GRADUATE STUDIES IN ENVIRONMENTAL SCIENCE IN CIATEJ. MY INTEREST IS THE KNOWLEDGE OF THE GEOGRAPHICAL DISTRIBUTION OF BODIES, THE GEOGRAPHICAL ECOLOGY, THE NICHE CONSERVATISM AND TERRITORIAL WITH THE USE OF GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEMS. DEPARTMENT OF ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY.
Rigoberto Román, Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
I am Environmental Engineer at the Istituto Tecnologico de Estudios Superiores de Occidente with three year of experience (Guadalajara, México 2008). I have worked in an environmental impact with specific areas of windpower, water waste treatment and roads
Karla Gutiérrez, Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
Biologist from Universidad Nacional Autonoma of Mexico Campus Iztacala, academic preparation with emphasis in strategic planning for the management and conservation of natural resources and Geographic Information System.
Jacobo Gaxiola, Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
Environmental Engineer Graduatein 2003. Experience inEnvironmental Consulting and Green Building projects. Diplomas in Sustainabilityand Environmental Education, Enterprise Environmental Management, and WasteManagement
Víctor Arias, Servicios Ambientales Profesionales, S. C.
Environmental Engineer Graduate in 2001. Experience in Environmental Consulting and Hazardous Waste Management, Diplomas in Project Management and Waste Management. Assistant Academic at ITESO University, (Technological and Industrial Processes Department) for 4 years.
Maximiano Bautista, Servicios de Ingeniería de Occidente Tlaloc, S. De R. L. De C.V.
I AM AGRONOMIST ENGINEER AT THE UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA. I HAVE WORKED IN AN INSTITUTO DE INFORMACION TERRITORIAL DEL ESTADO DE JALISCO AND EXPERT IN GEOMATICS AND FOREST ENGINEER.
Publicado
19/08/2011
Seção
Artigos