Qualidade da água e soluções sustentáveis para o abastecimento de água potável na bacia do Taquari-Antas, RS, Brasil

  • Demis Pessatto Faqui Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Avenida Independência, n° 2293, CEP: 96815-900, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.
  • Aline Teichmann Departamento de Ciências da Vida. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Avenida Independência, n° 2293, CEP: 96815-900, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.
  • Eduardo Schmitt Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Philip Morris Brasil Indústria e Comércio. LTDA, Rua Victor Frederico Baumhardt, n° 505, CEP: 96835-749, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.
  • Fabiane Regina Bartz Departamento de Sustentabilidade. Philip Morris Brasil Indústria e Comércio. LTDA, Rua Victor Frederico Baumhardt, n° 505, CEP: 96835-749, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.
  • Mateus da Rosa Guterres Departamento de Sustentabilidade. Philip Morris Brasil Indústria e Comércio. LTDA, Rua Victor Frederico Baumhardt, n° 505, CEP: 96835-749, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.
  • Eduardo Alcayaga Lobo Departamento de Ciências da Vida. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Avenida Independência, n° 2293, CEP: 96815-900, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.
  • Adilson Ben da Costa epartamento de Ciências da Vida. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Avenida Independência, n° 2293, CEP: 96815-900, Santa Cruz do Sul, RS, Brazil.

Resumo

O acesso à água potável segura é um direito humano fundamental e um componente crítico do desenvolvimento sustentável. Este estudo foi realizado no contexto da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, no Rio Grande do Sul, Brasil, e avalia a qualidade da água para consumo em 101 propriedades rurais, com foco na identificação de problemas em sua potabilidade, especialmente em relação à concentração excessiva de flúor, que é um problema conhecido na água desta região. O estudo envolve a coleta de amostras de água em propriedades rurais, uma pesquisa para compreender o uso da água e a percepção da qualidade pelos usuários, e análises da qualidade da água utilizando metodologias analíticas estabelecidas. Os resultados mostram que 58,4% das propriedades rurais investigadas apresentam problemas de potabilidade, sendo o excesso de flúor a preocupação mais prevalente, afetando 39,6% das propriedades. Altos níveis de flúor têm implicações significativas para a saúde, incluindo fluorose dentária e esquelética, com relevância global. Para enfrentar esse problema, sistemas de filtração com carvão ativado de osso foram instalados em dez propriedades, reduzindo eficazmente as concentrações de flúor para níveis aceitáveis para consumo humano. Esses sistemas de defluoretação são caracterizados como sustentáveis, economicamente viáveis e escaláveis, oferecendo uma solução prática para regiões que enfrentam desafios semelhantes.

Palavras-chave: água subterrânea, gestão da água, propriedades rurais.


Publicado
23/04/2024
Seção
Artigos