Avaliação de atributos químicos dos solos: definição de zonas de manejo em sistema silvipastoril

  • Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil. Programa de Pós-graduação em Agroecologia. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus de Alegre), Rodovia ES-482, Km 72, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Fabricia Benda de Oliveira Departamento de Geologia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Mauricio Lima Dan Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Sul. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Rodovia João Domingos Zago, Km 2,5, CEP: 29323-000, Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brazil.
  • Diego Lang Burak Departamento de Agronomia. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Jacyelli Sgranci Angelos Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Maria Eduarda Marques da Conceição Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Mateus Zava Zucolotto Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Angélica Croce de Souza Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Jamilly de Assis Marques Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, Cx. Postal 16, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.

Resumo

A análise química do solo é uma prática fundamental para obter as condições ideais de cultivo em um sistema silvipastoril produtivo, além de ser essencial para o planejamento e manejo dessa atividade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo mapear a distribuição espacial dos nutrientes no solo em um sistema silvipastoril de 5 anos composto por brachiaria-brizantha e jacarandá-da-bahia, analisar o efeito da densidade das árvores e das copas nos teores de nutrientes e espacializar os dados. O estudo foi realizado na área experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), localizada no distrito de Pacotuba, ES. A delimitação da área de trabalho foi realizada com o uso de sistemas de informações geográficas, abrangendo a área cultivada, para criar uma malha regular de pontos para permitir a amostragem sistemática do solo. Foram coletadas 75 amostras deformadas de solo nas profundidades de 0-0,10 m para obtenção dos teores de nutrientes do solo. As imagens de alta qualidade obtidas pelo uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) permitiram sobrepor os dados de nutrientes do solo, de pastagem, do inventário florestal e das parcelas amostrais para auxiliar nas análises comparativas. Isso possibilitou a identificação de áreas com menor desenvolvimento das copas, principalmente na porção nordeste. Por meio do cruzamento dos dados de espacialização dos nutrientes do solo com os dados obtidos com o uso de ARP, foi possível correlacioná-los quanto ao menor ou maior desenvolvimento do sistema. Assim, a utilização de aeronaves remotamente pilotadas, juntamente com banco de dados georreferenciado, mostrou-se uma ferramenta inovadora e poderosa para apoio na tomada de decisões em sistemas silvipastoris, possibilitando o acompanhamento da evolução do sistema, e servir como base para avaliar a relação entre os elementos químicos e as copas das árvores. 

Palavras-chave: agricultura de precisão, geoestatística, nutrientes do solo.


Publicado
23/04/2024
Seção
Artigos