Remoção de fósforo e nitrogênio de água sintética de aquicultura por meio da eletrocoagulação

  • Kiane Cristina Leal Visconcin Faculdade de Engenharia Agrícola. Departamento de Água e Solo. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Cândido Rondon, n° 501, CEP: 13083-875, Campinas, SP, Brazil.
  • Bruno Lodovico Meneghel Faculdade de Engenharia Agrícola. Departamento de Água e Solo. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Cândido Rondon, n° 501, CEP: 13083-875, Campinas, SP, Brazil.
  • Ariovaldo José da Silva Faculdade de Engenharia Agrícola. Departamento de Água e Solo. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Cândido Rondon, n° 501, CEP: 13083-875, Campinas, SP, Brazil.
  • Carlos Tadeu dos Santos Dias Departamento de Ciências Exatas. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), Avenida Pádua Dias, n° 11, CEP: 13418-260, Piracicaba, SP, Brazil.

Resumo

Neste estudo, empregamos a análise multivariada para avaliar a eficiência da remoção de nitrogênio e fósforo da água sintética de aquicultura por meio do processo de eletrocoagulação. A preocupação com a remoção desses elementos é crucial na aquicultura, independentemente do sistema de cultivo ser extensivo, intensivo ou superintensivo, uma vez que esses nutrientes podem propiciar o crescimento excessivo de algas e o desenvolvimento de microrganismos que degradam a matéria orgânica, resultando em eutrofização. Esse fenômeno, por sua vez, aumenta a demanda bioquímica de oxigênio, modifica o pH, libera toxinas e, potencialmente, causa a morte de peixes. As abordagens convencionais de tratamento biológico, muitas vezes, revelam-se ineficazes, focando apenas na remoção de um tipo específico de poluente. Além disso, esses sistemas demandam operações individuais complexas e ocupam considerável espaço. Por outro lado, a eletrocoagulação se destaca como uma tecnologia compacta e promissora para o tratamento de água na aquicultura, visando a remoção eficaz de nutrientes brutos. Os resultados obtidos indicam uma notável remoção simultânea de nitrogênio e fósforo por meio da eletrocoagulação. O tratamento mais eficaz foi observado com a maior densidade de corrente elétrica (74 A.m-2), a menor distância entre os eletrodos (4 cm) e o menor tempo de eletrólise (50 min). Nessas condições, as eficiências na remoção de nitrogênio amoniacal e fósforo total alcançaram respectivamente 30,5% e 100%.

Palavras-chave: controle da poluição na água, eutrofização, tratamento eletroquímico.


Publicado
09/04/2024
Seção
Artigos