Crescimento de Dalbergia nigra (Vell.) usando métodos de plantio de hidrogel no estabelecimento de um sistema silvipastoril em solo degradado

  • Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira Coordenadoria de Licenciatura em Ciências Biológicas. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus de Alegre), Rodovia ES-482, Km 72, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Robert Gomes Departamento de Ciências Florestais e da Madeira. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Avenida Governador Lindemberg, n° 316, CEP: 29550-000, Jerônimo Monteiro, ES, Brazil.
  • Fabricia Benda de Oliveira Departamento de Geologia. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Jacyelli Sgranci Angelos Programa de Pós-graduação em Agroquímica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alto Universitário, s/n, CEP: 29500-000, Alegre, ES, Brazil.
  • Maurício Lima Dan Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Sul. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Rodovia João Domingos Zago, Km 2,5, CEP: 29323-000, Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brazil.

Resumo

Neste trabalho, foi testado o uso de um polímero superabsorvente (hidrogel) em sistema silvipastoril com jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra (Vell.) Allemão ex Benth.), em área de pastagem degradada. A área experimental faz parte da fazenda experimental Bananal do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. Mais de 480 mudas foram plantadas e submetidas aos tratamentos Hidrogel seco (DRY); Hidrogel hidratado ao redor do torrão (HAR); Hidrogel hidratado misturado com solo (HMS); e apenas água (WAT). O delineamento foi em blocos casualizado, com três repetições. As variáveis testadas foram sobrevivência da planta, altura e diâmetro do coleto, até 672 dias após o plantio, umidade do solo aos 93 dias após o plantio e biomassa total e análise química foliar aos 184 dias após o plantio. A sobrevivência foi positivamente influenciada pela aplicação do hidrogel, mas pouca ou nenhuma diferença foi observada para os métodos de aplicação. O hidrogel e suas técnicas de aplicação não afetaram o crescimento em altura e diâmetro do coleto. O polímero não influenciou o desenvolvimento em biomassa e conteúdo nutricional das folhas, mas influenciou na distribuição de biomassa. Portanto, o uso do polímero superabsorvente não foi efetivo para acelerar o crescimento das plântulas e antecipar etapas na implantação de sistemas silvipastoris.

Palavras-chave: agroflorestal, jacaranda-da-bahia, pastagem degradada.


Publicado
12/03/2024
Seção
Artigos