Decaimento de patógenos (indicadores de Escherichia coli e Salmonella spp.) no solo devido a utilização de água de reúso

  • Natasha Berendonk Handam Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Rodrigo Bezerra da Silva Graduação em Biologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Elvira Carvajal Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes. Departamento de Biologia Celular. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rua São Francisco Xavier, n°524, CEP: 20550-900,Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Adriana Sotero-Martins Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Resumo

A água de reúso é definida como a reutilização de águas provenientes de efluentes tratados, e requer segurança sanitária para evitar danos à saúde ambiental. O objetivo foi avaliar o decaimento de bactérias (Escherichia coli e Salmonella spp.) em solo irrigado com água de reúso, visando o reúso agrícola sem causar danos à saúde pública e ambiental.O decaimento de Escherichia coli foi verificado utilizando o método de Membrana Filtrante, e o de Salmonella spp. foi utilizado o meio de cultura SS AGAR. As curvas de decaimento ao longo do tempo foram feitas pelo programa Sigmaplot. Cada grupo experimental tinha 4 vasos (grupo irrigado com água de reúso e outro com água potável) sendo dois vasos contendo cobertura vegetal e dois contendo apenas solo. Nos cultivos irrigados com água de reúso, o tempo de sobrevivência de Salmonella spp. foi o dobro em comparação aos demais, e a sobrevivência da Escherichia coli não variou entre os grupos. Os vasos com solo nu irrigados com água de reúso sem contaminação mostraram um decaimento da Salmonella spp. mais rápido. Para o reúso agrícola a rega deve ser por gotejamento e com a utilização de equipamentos de proteção individual. É fundamental a criação de legislação nacional, prevenindo danos à saúde pública e ambiental.

Palavras-chave: análise de decaimento de microrganismos, reúso agrícola, saúde coletiva.


Publicado
12/03/2024
Seção
Artigos