Eficácia e gestão de áreas terrestres protegidas: uma análise bibliométrica

  • Javier Orozco Ospino Facultad de Ingeniería y Ciencias Básicas. Fundación Universitaria del Área Andina, Transv 22 Bis # 4-105, 200005, Valledupar, Cesar, Colombia.
  • Gloria Yaneth Florez Yepes Desarrollo Sostenible. Universidad de Manizales, Cra 9a # 19-03, Campohermoso, 170001, Manizales, Caldas, Colombia.

Resumo

Áreas protegidas (APs) geridas de forma eficaz são uma estratégia eficiente para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da humanidade. O objetivo deste estudo foi examinar aspectos relacionados à avaliação da eficácia e gestão de APs, para o qual foi realizada uma análise bibliométrica tomando como referência as publicações em língua inglesa realizadas globalmente de 2013 a 2022 na base de dados Scopus. Rês tendências de pesquisa foram encontradas. A primeira são os estudos sobre planejamento, gestão e avaliação da conservação, com múltiplas abordagens voltadas para o desenvolvimento de ferramentas que permitam determinar a efetividade das APs de forma objetiva. A segunda estuda os impactos das atividades humanas nas APs e considera a pressão antrópica, os impactos das mudanças climáticas antrópicas, a valoração dos serviços ecossistêmicos, entre outros. A terceira estuda indicadores de espécies para determinar a eficácia de um conjunto específico de APs ou de uma em particular. Finalmente, a gestão da conservação foi identificada como uma questão básica que não foi suficientemente desenvolvida, portanto, deve-se avaliar a conveniência de desenvolver modelos de gestão e avaliação de AP em pesquisas futuras.

Palavras-chave: área de conservação, avaliação, eficácia.


Publicado
17/01/2024
Seção
Artigos