Controle estatístico de processo em sistemas de irrigação por gotejamento pulsante

  • Vinicius Cossich Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Marcio Antonio Vilas Boas Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Naila Cristina Kepp Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Allan Remor Lopes Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Dário Machado Júnior Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Maringá (UEM), Avenida Colombo, n° 5790, Zona 7, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brazil.

Resumo

A aplicação pulsante é uma opção de manejo para prevenir entupimento e melhorar a eficiência do uso da água na irrigação por gotejamento. A determinação da uniformidade de aplicação é oportuna para projetos de irrigação pulsante para garantir a eficiência uma vez que quanto menor o tempo de pulso maior influência negativa dos períodos de transição. O presente trabalho teve o objetivo de monitorar a qualidade de um sistema de irrigação por gotejamento com diferentes modelos de emissores e em diferentes tempos de pulso. O experimento foi conduzido em condições de laboratório, em bancada, e 25 ensaios foram realizados para cada aplicação pulsante (2, 3, 6 e 12 minutos) e modelo de emissor (normal e autocompensante). A uniformidade foi determinada utilizando-se o coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC) e o coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e monitorada pelos gráficos de controle de Shewhart e média móvel exponencialmente ponderada (EWMA). A diminuição do tempo de pulso causou a diminuição na vazão e na uniformidade apenas nos sistemas de irrigação por gotejamento com emissores sem sistema autocompensante. Entretanto esta diminuição é sutil, ao ponto de a uniformidade apresentar um excelente desempenho para todos os pulsos testados. A utilização dos gráficos de controle de Shewhart e EWMA foram eficazes no monitoramento da uniformidade do sistema de irrigação por gotejamento pulsante. O gráfico de controle de Shewhart foi mais robusto identificando uniformidades isoladas fora do padrão, enquanto o gráfico de controle EWMA foi mais sensível, ao identificar tendências de instabilidade. Nos tratamentos com o gotejador normal o controle estatístico de processo foi capaz de identificar que em tempos de pulsos menores maior a instabilidade da aplicação. Já com os emissores autocompensantes o controle estatístico de processo realçou a preocupação com a uniformidade de aplicação após interferências de manutenção.

Palavras-chave: controle estatístico de qualidade, emissor antidrenante, intervalo de irrigação, irrigação em alta frequência.


Publicado
11/01/2024
Seção
Artigos