A evolução temporal de sólidos suspensos no manejo de bacias de médio porte na Região Metropolitana do Vale do Paraíba

  • Willian José Ferreira Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Avenida dos Astronautas, n° 1758, CEP: 12227-010, São José dos Campos, SP, Brazil. Mestrado Profissional em Educação. Universidade de Taubaté (UNITAU), Avenida Nove de Julho, n° 246, CEP: 12020-200, Taubaté, SP, Brazil.
  • Marcelo dos Santos Targa Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Celso de Souza Catelani Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.

Resumo

O rápido crescimento dos centros urbanos tem dado origem a uma demanda crescente de água para suprir as necessidades da população. A expansão urbana em Taubaté (23,03º S, 45,55º W) afeta negativamente a bacia do Rio Una, um importante afluente do Rio Paraíba do Sul, causando problemas de sedimentação, assoreamento e inundações. O monitoramento sistemático das características dos sedimentos em áreas afetadas pelo ser humano permite compreender as variações da qualidade da água, diagnosticar a bacia hidrográfica e analisar o impacto nos ecossistemas aquáticos, sendo o TSS (Total de Sólidos em Suspensão) um parâmetro amplamente utilizado nesse contexto. Neste trabalho procurou-se investigar a evolução temporal da concentração de TSS no Rio Una, buscando ressaltar a relevância de boas práticas de gestão para a redução de sedimentos em bacias em urbanização, por meio da análise dos parâmetros bioquímicos obtidos na plataforma Cetesb/Infoaguas, no período de 2008 a 2022. Para o rio Una, no período de 2008 a 2022, valores de TSS mais reduzidos são observados no inverno (87,2 ±35,6 mg L-1), enquanto valores mais altos são obtidos nos verões (779,7 ±1024,8 mg L-1). De modo amplo, ao nível de 95% de confiabilidade, foram observadas correlações estatísticas significativas entre o TSS e a turbidez (r de Pearson = 0,93), oxigênio dissolvido (r de Pearson = -0,46) e condutividade elétrica (r de Pearson = -0,43), não se obtendo correlações expressivas para os demais parâmetros avaliados (pH, sólidos dissolvidos e precipitação). Dentre os aspectos observados, destaca-se a importância de investigar a evolução do TSS ao longo do tempo e sugerir estratégias de gestão sustentável em bacias em urbanização, incluindo medidas de controle de erosão e gerenciamento das águas pluviais, a fim de preservar a qualidade da água, os ecossistemas aquáticos e o abastecimento hídrico nas comunidades urbanas da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Palavras-chave: bacia hidrográfica, estratégia de gestão, sustentável, total de sólidos em suspensão.


Publicado
28/09/2023
Seção
Artigos