Modelagem hidrológica-hidráulica para avaliação da eficiência de medidas de contenção de cheias: estudo de caso do Bolsão Audi-União em Curitiba, Brasil

  • Letícia Giese de Andrade Cruz Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, n° 100, CEP: 81531-980, Curitiba, PR, Brazil.
  • Fernando Oliveira de Andrade Departamento Acadêmico de Construção Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, n° 5000, CEP: 81280-340, Curitiba, PR, Brazil. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Departamento de Hidráulica e Saneamento. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, n° 100, Caixa postal 19011, CEP: 81531-980, Curitiba, PR, Brazil.
  • Márcia Ferreira Prestes Laboratório de Urbanismo, Planejamento e Paisagem. Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, n° 5000, CEP: 81280-340, Curitiba, PR, Brazil.
  • Stella Maris da Cruz Bezerra Laboratório de Urbanismo, Planejamento e Paisagem. Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, n° 5000, CEP: 81280-340, Curitiba, PR, Brazil.
  • Simone Aparecida Polli Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública. Laboratório de Urbanismo, Planejamento e Paisagem. Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, n° 5000, CEP: 81280-340, Curitiba, PR, Brazil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência das medidas implementadas para contenção de cheias na região denominada Bolsão Audi-União, localizada na planície de inundação do rio Iguaçu em Curitiba-PR, mediante a aplicação de modelagem hidrológica-hidráulica utilizando os programas HEC-HMS e HEC-RAS. Foram analisados os cenários referentes aos anos de 2014, 2024 e 2034, com tempos de recorrência de 10, 25, 50 e 100 anos. Verificou-se que o conjunto de obras realizadas a montante do Bolsão Audi-União conseguem reduzir em 31,4% a vazão de pico no início do rio Iguaçu e em 35,1% da mancha de inundação ao considerar o tempo de retorno de 100 anos, considerando uso e ocupação do solo do ano de 2014. No que se refere às medidas implementadas diretamente no Bolsão Audi-União, constatou-se que o dique construído consegue conter as inundações ocorridas no local, com exceção de uma pequena área que não é protegida pelo dique, tanto no cenário de 2014 como em cenários futuros. A criação da Área de Proteção Ambiental do Iguaçu e a realocação de famílias, que foram medidas não estruturais implementadas na região, também se mostraram eficientes, tendo em vista que estas áreas sofreriam com inundações até mesmo para eventos com tempo de retorno de 10 anos.

Palavras-chave: contenção de cheias, HEC-HMS, HEC-RAS.


Publicado
17/03/2023
Seção
Artigos