Coeficiente de ajuste para o dimensionamento de reservatórios pelo método da curva envelope aplicado a capitais estaduais brasileiras

  • Diego Marangoni Santos Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Departamento de Hidromecânica e Hidrologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Avenida Bento Gonçalves, n° 9500, Caixa Postal 15029, CEP: 91501-970, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Joel Avruch Goldenfum Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Departamento de Hidromecânica e Hidrologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Avenida Bento Gonçalves, n° 9500, Caixa Postal 15029, CEP: 91501-970, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Fernando Dornelles Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Departamento de Hidromecânica e Hidrologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Avenida Bento Gonçalves, n° 9500, Caixa Postal 15029, CEP: 91501-970, Porto Alegre, RS, Brazil.

Resumo

Reservatório de detenção são usualmente empregados para realizar o controle de escoamento pluviais. Um dos métodos de dimensionamento de dispositivos de reservação, muito utilizado no Brasil, é o método da curva envelope. Este método estima o volume necessário de armazenamento por meio do balanço dos volumes de entrada e saída, sendo a entrada com base no Método Racional e a saída por orifício de descarga de fundo. Neste método é adotada uma vazão constante de saída igual à máxima permitida, o que pode causar subdimensionamentos. Este artigo teve como objetivo avaliar o comportamento hidráulico de medidas de controle de detenção dimensionadas pelo Método da Curva Envelope, e propor uma alteração nesta metodologia, com a criação de um coeficiente de ajuste da vazão de saída (Cout), visando compensar a simplificação de utilizar a vazão efluente constante. Valores para esse coeficiente foram estimados para diversas capitais brasileiras, variando de 0.62 a 0.65. A hipótese de subdimensionamento devido à adoção de uma vazão constante foi confirmada, pois as simulações mostraram a necessicidade de um aumento entre 8.8% a 16.8% no tamanho do dispositivo de controle. Uma compensação para esse problema pode ser obtida aplicando o coeficiente de redução da vazão de saída (Cout).

Palavras-chave: coeficiente de ajuste, curva envelope, dimensionamento hidrológico, dispositivos de detenção.


Publicado
23/11/2021
Seção
Artigos