Atributos do solo como indicadores do processo de estabilização da erosão em voçorocas em diferentes estágios de formação na região sudeste do Brasil

  • Cristiane Figueira da Silva Instituto de Florestas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BR 465, Km 7, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Marcos Gervasio Pereira Instituto de Agronomia. Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BR 465, Km 7, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Luiz Alberto da Silva Rodrigues Pinto Instituto de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BR 465, Km 7, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Sabrina Aparecida Teodoro Universidade Federal de Lavras (UFLA), Avenida Doutor Sílvio Menicucci, s/n, CEP: 37200-900, Aquenta Sol, Lavras, MG, Brazil.
  • Marcelo Antoniol Fontes Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia. Laboratório de Leguminosas Florestais. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), BR 465, Km 7, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • João Henrique Gaia-Gomes Instituto de Agronomia. Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BR 465, Km 7, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Eliane Maria Ribeiro da Silva Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia. Laboratório de Micorrizas. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), BR 465, Km 7, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
Palavras-chave: atividade enzimática, biomassa microbiana do solo, carbono orgânico do solo, erosão hídrica, glomalina, latossolos.

Resumo

A erosão hídrica é uma das principais formas de degradação do solo, causando danos econômicos, ambientais e sociais. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes estágios de formação de voçorocas (inicial - IG; juvenil - JG; maduro - MG; e senil - SG) nos atributos químicos, matéria orgânica e microbiológicos do solo, utilizando uma floresta secundária (SF) e duas áreas de pastagem como referência no ambiente “Mar de Morros” do bioma Mata Atlântica brasileira. Amostras de solo (profundidade 0–0,05 m) foram coletadas no final das estações chuvosa e seca. As voçorocas em diferentes estágios de formação promoveram diminuição da fertilidade do solo e modificação dos atributos microbiológicos, principalmente quando comparados com a área de floresta secundária. Reduções de mais de 60% no carbono orgânico total (TOC), carbono orgânico oxidável (POXC), atividade da FDA, β-glicosidase, fosfatase ácida, C (MBC) e N (MBN) da biomassa microbiana, respiração basal do solo (BSR) e proteína do solo relacionada à glomalina (GRSP) foram observados em voçorocas nos estágios inicial (IG) e intermediário (JG e MG) quando comparados ao SF. Verificou-se que o efeito da erosão sobre os atributos químicos e microbiológicos do solo é mais intenso em voçorocas nos estágios inicial e intermediário em comparação com ao senil (SG). Usando a multivariada PCA, os atributos microbiológicos e químicos do solo discriminaram as voçorocas com distintos estágios de formação. Os atributos químicos, TOC, POXC, atividade FDA, β-glicosidase, fosfatase ácida, MBC and MBN, SBR e GRSP são bons indicadores para avaliar o processo de estabilização da erosão em voçorocas.


Publicado
02/07/2021
Seção
Artigos