Modelagem da erosão hídrica pelo Método de Erosão Potencial e pela Equação Universal de Perda de Solo Revisada: uma análise comparativa

  • Guilherme Henrique Expedito Lense Instituto de Ciências da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, n° 700, CEP: 37130-001, Alfenas, MG, Brazil.
  • Rodrigo Santos Moreira Instituto de Ciências da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, n° 700, CEP: 37130-001, Alfenas, MG, Brazil.
  • Taya Cristo Parreiras Instituto de Ciências da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, n° 700, CEP: 37130-001, Alfenas, MG, Brazil.
  • Derielsen Brandão Santana Instituto de Ciências da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, n° 700, CEP: 37130-001, Alfenas, MG, Brazil.
  • Talyson de Melo Bolelli Instituto de Ciências da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, n° 700, CEP: 37130-001, Alfenas, MG, Brazil.
  • Ronaldo Luiz Mincato Instituto de Ciências da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, n° 700, CEP: 37130-001, Alfenas, MG, Brazil.
Palavras-chave: Conservação do Solo, Perdas de Solo, RUSLE

Resumo

A erosão hídrica é o principal processo de degradação dos solos tropicais e seus efeitos podem ser mensurados por técnicas de modelagem.  A modelagem fornece um diagnóstico sobre as taxas erosivas e é capaz de auxiliar no planejamento de práticas de conservação do solo. No Brasil, são aplicados principalmente modelos com baixa exigência de dados, como a Equação Universal de Perda de Solo Revisada (RUSLE) e, mais recentemente, o Método de Erosão Potencial (EPM). Desta forma, o objetivo do trabalho foi estimar as perdas de solo por erosão hídrica em uma sub-bacia hidrográfica tropical, localizada no sudeste brasileiro, utilizando o EPM e a RUSLE e comparar os seus resultados. A aplicação dos modelos considerou as características físicas, edafloclimáticas, o uso de solo e as práticas de manejo da sub-bacia. A precisão dos métodos foi verificada usando dados de sedimentos totais transportados e de descarga de água e realizou-se a análise de correlação entre os resultados, utilizando o coeficiente de correlação de Pearson, com 5% de significância. Na sub-bacia ocorreu predomínio de erosão em intensidade moderada com perda de solo média de 1,17 e 1,46 Mg ha-1 ano-1, mensuradas pelo EPM e RUSLE, respectivamente. O modelo EPM subestimou as perdas de solo em 15,27% e a RUSLE superestimou em 19,08%, apontando maior porcentagem de áreas com elevadas taxas erosivas (4,60%). Os modelos apresentaram resultados com ordem de grandeza distintas, porém com correlação significativa indicando que ambos os métodos apontam maiores e menores taxas erosivas, nas mesmas áreas da sub-bacia.


Publicado
08/07/2020
Seção
Artigos