O perfil do aplicador de agrotóxicos de São José dos Quatro Marcos - MT

  • Cláudia Villar dos Santos Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Universidade de Taubaté (UNITAU), Rua Visconde do Rio Branco, n° 210, CEP: 12020-240, Taubaté, SP, Brazil.
  • Adriana Mascarette Labinas Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Universidade de Taubaté (UNITAU), Rua Visconde do Rio Branco, n° 210, CEP: 12020-240, Taubaté, SP, Brazil.
Palavras-chave: ciências ambientais, defensivos agrícolas, legislação, psicologia ambiental

Resumo

Para que ocorra a correta destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos é necessário a participação de toda a cadeia produtiva, desde o fabricante, o lojista, até o usuário, isto é, os agricultores. A legislação é bem clara e exigente sobre o descarte correto, porém, o controle, as vezes, é falho, ocorrendo o descarte incorreto o que pode possibilitar a ocorrência de intoxicação de seres humanos, contaminação corpos d’água e animais. Provavelmente, isto ocorra devido à falta de informações e de treinamentos, ou à insuficiência deles. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar o comportamento de um grupo de agricultores de São José dos Quatro Marcos (MT) com relação ao descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos, através de entrevistas semiestruturada e pesquisas bibliográficas. Observou-se que o grau de escolaridade do agricultor poderia ser um dos grandes fatores a interferir no grau de conhecimento dos agricultores sobre os agrotóxicos, fazendo com que essa falta de conhecimento prévio resultasse em ações entendidas como natural ao se trabalhar com os agrotóxicos.


Biografia do Autor

Cláudia Villar dos Santos, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Universidade de Taubaté (UNITAU), Rua Visconde do Rio Branco, n° 210, CEP: 12020-240, Taubaté, SP, Brazil.
 
Adriana Mascarette Labinas, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Universidade de Taubaté (UNITAU), Rua Visconde do Rio Branco, n° 210, CEP: 12020-240, Taubaté, SP, Brazil.
 
Publicado
26/12/2019
Seção
Especial