Tratamento de águas residuárias utilizando processo de adsorção em coluna para fins agrícolas

  • Flávia Rhuana Pereira Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB, Brasil Departamento de Química.
  • Reynaldo Borges Galvão Serra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB, Brasil Departamento de Química.
  • Gesivaldo Jesus Alves de Figueirêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB, Brasil Departamento de Química.
  • Paulo Henrique Almeida da Hora Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM).
  • Antonio Cícero de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB, Brasil Departamento de Química.
Palavras-chave: processo de adsorção, qualidade de água, substrato adsorvente.

Resumo

A água é um recurso essencial para vida, de extrema relevância para o ecossistema e encontra-se com várias problemáticas, entre elas a escassez. Por conta disso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de propiciar a reutilização da água residuária da Estação de Tratamento de Água de Gramame para fins agrícolas. Assim, foi realizada a investigação qualitativa e quantitativa deste efluente, por meio da caracterização deste, considerando os parâmetros físicos e químicos, em que os resultados obtidos foram comparados com a legislação vigente, resolução CONAMA nº 357/2005. Após este processo, o carvão ativado do mesocarpo do coco-da-baía, material adsorvente, foi preparado e testado em um sistema de filtração em coluna com fluxo contínuo e entrada ascendente, na qual, o efeito da cinética foi avaliado. Com isso a técnica foi avaliada correlacionando os valores reduzidos na adsorção em relação a concentração inicial do efluente, obtendo redução de 50% na dureza, 87,5% em cloretos e 66,6% na acidez, estes resultados contribuíram na adequação do potencial hidrogeniônico (pH), redução abrupta de cor e turbidez. Com isso, vislumbra-se ofertar esta técnica de tratamento para qualificação do efluente no âmbito agrícola com segurança e adequação para o homem e o meio ambiente. A eficiência do substrato adsorvente, foi verificada correlacionando-a com o modelo isotérmico de Thomas.


Publicado
21/01/2019
Seção
Artigos