Degradação do corante azul de metileno por linhagens de Pleurotus sp. com potencial aplicação em processos de biorremediação

  • Adriele Santos Van Der Maas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET)
  • Nazareth Jordelina Ribeiro da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET)
  • Alexandre Sylvio Vieira da Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET)
  • Aruana Rocha Barros Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET)
  • Cleide Aparecida Bomfeti Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET)
Palavras-chave: absorbância, descoloração, fungo

Resumo

Os fungos têm uma grande capacidade para produzir enzimas que são capazes de degradar compostos. De acordo com esse fato, os corantes solúveis são frequentemente utilizados como maneira de avaliação e seleção de linhagens com potencial de biodegradação. O presente estudo verificou a capacidade de linhagens de Pleurotus sp. na degradação do corante azul de metileno, a fim de identificar linhagens com potencial para processos de biorremediação. Desse modo, um total de sete linhagens de Pleurotus sp. foram cultivadas em meio líquido de batata com o corante azul de metileno nas concentrações de 0,02 g L-1 e 0,04 g L-1. Os resultados das absorvâncias mostraram que todos os isolados foram visivelmente capazes de reduzir a coloração do meio, após sete dias de crescimento fúngico. Observou-se ainda, uma redução de aproximadamente 80% na coloração para as linhagens denominadas ERY, HI e SB em comparação com o controle. Assim, foi possível constatar que essas linhagens podem ser utilizadas em bioprocessos de remoção de cor e na biodegradação de compostos poluentes.


Publicado
05/07/2018
Seção
Artigos