Temperatura e precipitação: futuros cenários do município de Taubaté, SP, Brasil

  • Thiago Adriano dos Santos Universidade de Taubaté - Taubaté, SP, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
  • Gilberto Fisch Instituto de Aeronáutica e Espaço, São José dos Campos, SP, Brasil, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IAE/DCTA)
Palavras-chave: balanço hídrico regional, modelo atmosférico regional, simulação climática.

Resumo

Neste trabalho se utilizou um modelo de simulação climática para a região de Taubaté baseado em dados de precipitação e temperatura das simulações do passado, climatologia entre 1961-1990 com as devidas correções com dados observacionais, e de simulação do futuro, intervalos de tempo 2011-2040; 2041-2070 e 2071-2099. Neste cenário futuro resultados apontam um aumento temperatura média anual do ar em 3,6°C, e um aumento na precipitação acumulada anual em 231 mm , equivalente a aproximadamente 17% da normal climatológica, para o intervalo de tempo 2071-2099. Em relação à distribuição sazonal, o maior aumento médio mensal de temperatura do ar é esperado na primavera (4,1°C) e o menor no verão (3,4°C), enquanto que o maior aumento de precipitação média diária é esperado no verão (1,1 mm) e o menor aumento na primavera (0,3 mm). A precipitação diária superior a 1 mm ao longo do ano deverá aumentar em 5 dias. Apesar do aumento da precipitação a análise do balanço hídrico indica deficit nos meses de agosto e setembro, dada a disparidade entre as entrada e saída de água no território havendo, neste caso, a necessidade de adaptação a um novo cenário social e ambiental.


Publicado
10/12/2016
Seção
Especial