Impactos de alguns cátions divalentes em reductase de nitrato periplásmico e dehydrogenase de enzimas das espécies Escherichia, Pseudomonas e de Acinetobactérias (doi:10.4136/ambi-agua.48) (Inglês)

  • Justina Chibuogwu Orji Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
  • Christian Okechukwu Nweke Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
  • Rose N. Nwabueze Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
  • Blessing Anyaegbu Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
  • Juliet C. Chukwu Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
  • Chinyere P. Chukwueke Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
  • Christian E. Nwanyanwu Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
Palavras-chave: Reductase do nitrato periplásmico, dehidrogenase, Escherichia sp, Pseudomonas sp, de Acinetobactéria sp, IC50, Hg2 , Cd2 e Zn2

Resumo

Os impactos do Hg2+, Cd2+ e Zn2+ nas atividades de reductase do nitrato periplásmico (NAP) e dehidrogenase (DHA) de enzimas em três organismos isolados do solo e da interface sedimento-água foram analisados em estudos de cultura líquida. As atividades de NAP e DHA foram estimadas com o uso de formazan de trifenil formado depois de 4h de incubação a 28 ± 2oC. O Hg2+ inibiu a atividade da NAP completamente em Escherichia e Pseudomonas spp em todas as concentrações (0,2 – 1 mM) enquanto foram observadas inibições progressivas da atividade da NAP em Escherichia e Pseudomonas spp com concentrações crescentes de Zn2+ e Cd2+. Ambos os metais foram estimuladores da NAP em Acinetobactéria sp para 0.2 – 1 mM. Exceto pelo estímulo da atividade DHA pelo Zn2+ (0.2 – 1 mM) em Escherichia sp, Cd2+ (0.4 -1.0 mM) em Acinetobacter sp e (1.0 mM) em Pseudomonas sp, todos os metais progressivamente inibiram atividades de DHA nos três organismos. Em Escherichia sp, as atividades das duas enzimas foram negativamente correlacionadas quando em exposição ao Zn2+ (r = -0.91) e positivamente correlacionadas (r = >0.90) quando em exposição ao Cd2+ e Hg2+. Baseado em valores de IC50 dos metais para a DHA e enzimas NAP, os mais resistentes dos três organismos foram a Escherichia sp e Acinetobactéria SP, respectivamente. Quantitativamente, a NAP com seu valor mais baixo de IC50 do que a DHA foi uma medida de toxicidade mais sensível para Hg2+ em todos os organismos. A sensibilidade de enzimas metabólicas microbianas aos efeitos tóxicos de metais varia com o tipo de enzima, metal e com o microorganismo envolvido.

Biografia do Autor

Justina Chibuogwu Orji, Federal University of Technology,Owerri,Imo State,Nigeria
Senior University Lecturer
Publicado
21/08/2008
Seção
Artigos