Desempenho do algodoeiro colorido sob salinidades da água de irrigação e dosagens de matéria orgânica

  • Patrícia dos Santos Nascimento Departamento de Tecnologia (DTEC), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Avenida Transnordestina, S/N, CEP 44036-900, Feira de Santana, BA, Brazil.
  • Lucylia Suzart Alves Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Avenida Transnordestina, S/N, CEP 44036-900, Feira de Santana, BA, Brazil.
  • Vital Pedro da Silva Paz Núcleo de Engenharia de Água e Solo (NEAS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rua Rui Barbosa, n° 710, CEP 44380-000, Cruz das Almas, BA, Brazil.
Palavras-chave: adubação, estresse salino, Gossypium hirsutum.

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do algodoeiro colorido, submetido a diferentes níveis de salinidade da água de irrigação e doses de matéria orgânica proveniente de esterco bovino curtido. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 4, com 3 repetições, totalizando 48 parcelas experimentais. Os fatores estudados foram 4 doses de matéria orgânica (1; 4; 7 e 10%) e quatro níveis de salinidade da água de irrigação (0,26; 1; 2 e 4 dS m-1). As variáveis analisadas foram: altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, número de frutos e massa fresca da parte aérea. Notou-se efeito significativo da matéria orgânica sobre todas as variáveis estudadas, com uma resposta positiva no aumento de todas as variáveis em função das doses crescentes de matéria orgânica. O efeito isolado da salinidade foi significativo para todos os parâmetros avaliados, com exceção para o número de folhas, sendo verificadas reduções significativas de 6,03; 3,27; 5,23; 6,94% nos parâmetros: altura de plantas, diâmetro do caule, número de frutos e massa fresca da parte aérea respectivamente, para cada acréscimo unitário da salinidade da água de irrigação. A interação entre as fontes de variação estudadas ocasionou efeito significativo somente para a massa fresca da parte aérea, onde a maior média para esse parâmetro foi observada na dosagem de 10% de matéria orgânica no nível de salinidade da água de irrigação de 1,0 dS m-1.


Publicado
24/09/2019
Seção
Artigos