Heterogeneidade espacial e temporal de variáveis limnológicas no reservatório de Itupararanga associadas com o uso do solo na Bacia do Alto Sorocaba-SP

  • Daniele Frascareli UNESP Sorocaba
  • Frederico Guilherme de Souza Beghelli UNESP Sorocaba
  • Sheila Cardoso da Silva UNESP Sorocaba
  • Viviane Moschini Carlos Unesp Sorocaba
Palavras-chave: eutrofização, heterogeneidade, qualidade de água.

Resumo

Dentre as diversas atividades desenvolvidas no entorno de corpos de água, a poluição por agroquímicos e o lançamento de efluentes acarretam a carga excessiva de nutrientes que contribuem para o processo de eutrofização artificial e degradação destes ecossistemas. Neste contexto, os objetivos deste trabalho foram: determinar a heterogeneidade sazonal e espacial nas águas superficiais do reservatório Itupararanga e verificar a influência dos usos do entorno sobre a qualidade da água do reservatório localizado na cidade de Ibiúna, São Paulo, Brasil. Analisou-se o Índice de Estado Trófico (IET) e variáveis limnológicas em duas estações distintas - período seco e chuvoso de 2013. Os dados foram comparados com mapa de usos do solo e com parâmetros estabelecidos pela resolução CONAMA n° 357 de 2005. Os resultados demostraram que o fósforo total não esteve em conformidade com as especificações CONAMA. O reservatório apresentou heterogeneidade sazonal e espacial em relação ao IET e às variáveis limnológicas. Por meio da análise de agrupamento com os dados de qualidade de água e uso e ocupação dos solos foi comprovada a heterogeneidade espacial. A análise de agrupamento indicou que a cobertura florestal é um importante fator para a contenção da entrada de sólidos em suspensão. Indicou também que o uso agrícola é a principal fonte de nitrogênio para o meio enquanto que os rios formadores contribuem, principalmente com cargas de fósforo. Assim, por se tratar de uma área de importância social e econômica, medidas de preservação devem ser tomadas a fim de mitigar os avanços das atividades potencialmente impactantes.

Biografia do Autor

Daniele Frascareli, UNESP Sorocaba
Atualmente é mestranda do programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp de Sorocaba. Graduada em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP Sorocaba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de reservatórios, contaminação por metais pesados e qualidade da água e sedimentos, gestão de recursos hídricos. Participou de intercâmbio estudantil na Universidade de Santiago de Compostela- Espanha e teve um projeto aprovado na Jornada Jóvenes Investigadores- Corrientes, Argentina (2013). Participou da organização de eventos, livros, artigos jornalísticos, etc.
Frederico Guilherme de Souza Beghelli, UNESP Sorocaba
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais “Atualmente é doutorando em Ciências Ambientais pela UNESP - Sorocaba, possui mestrado em Diversidade Biológica e Conservação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba e graduação em licenciatura e bacharelado pela mesma universidade, campus São Carlos. Tem experiência nas áreas de Ecologia, Taxonomia, Limnologia e Ecotoxicologia atuando principalmente nos seguintes temas: bioindicadores, biomonitoramento, qualidade da água, taxonomia de Chironomidae e Oligochaeta, eutrofização, contaminação por metais. ”
Sheila Cardoso da Silva, UNESP Sorocaba
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais “Pós doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutora e Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de reservatórios, contaminação por metais pesados e qualidade da água e sedimentos, gestão de recursos hídricos. Efetuou estágio de doutoramento na Universidade técnica de Lisboa (Portugal Lisboa) (Jan a jun. de 2011), com enfoque no sistema de gerenciamento recurso hídrico europeu. ”
Viviane Moschini Carlos, Unesp Sorocaba
Engenharia Ambiental “Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1986), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou Pós-doutorado no Depto. de Ecologia da Universidade de Barcelona (ES), no Instituto de Biociências (USP, SP) e no Instituto de Botânica (SP). Atualmente é Profa. Assistente Doutora MS-3 - Nível II da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Campus de Sorocaba (SP). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Limnologia, Reservatórios, Eutrofização, Perifíton, Fitoplâncton, Cianobactérias, Cianotoxinas e Grupos Funcionais. ”
Publicado
20/10/2015
Seção
Artigos