The water crisis in scientific publications: environmental bioethics perspectives

  • Marta Luciane Fischer Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
  • Thiago Rocha da Cunha Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
  • Caroline Filla Rosaneli Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
  • Renata Bicudo Molinari Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
  • Anor Sganzerla Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
Keywords: environment, ethic, management, vulnerability, water.

Abstract

The water crisis affects biodiversity as a whole and creates ethical issues regarding humanity’s relationship with water as well as the impact on vulnerable populations.This article analyzes the ethics of the scientific community’s approach to addressing the water crisis. Scientific literature relating to the water crisis was analyzed qualitatively based on its content. It was found that the scientific community’s reluctance to discuss the ethical problems related to the water crisis results in a failure to clearly identify those who are vulnerable in this process. In order to overcome this failing, we propose the introduction of environmental bioethics, with methodology based on an interdisciplinary dialogue, in order to analyze and integrate the various human or natural interests as well as to highlight the true causes of the water crisis.


Author Biographies

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (1999); Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Mestrado (1996) e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Pós-doutorado (2011) em Ecologia química pela UFPR. É sócio fundador do Instituto de Pesquisa de Guaraqueçaba. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Editora Chefe da Revista Estudos de Biologia: Ambiente e Diversidade, Coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais da PUCPR, Professora do Curso de Mestrado em Bioética da PUCPR. Desenvolve pesquisa na área de Zoologia, Etologia, com ênfase em Animais de interesse médico: Aracnologia (Loxosceles), Malacologia (Achatina fulica) e Ética no uso de Animais e Bem-estar animal. 
Thiago Rocha da Cunha, Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
Docente no Programa de Pós-Graduação em Bioética e Graduação em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutor e Mestre em Bioética com concentração em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (PPGBioética/FS/UnB); Membro do Comitê Assessor para a Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco (Redbioética); Segundo Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Sobre Bioética e Diplomacia em Saúde - Nethis (FIOCRUZ/UnB); Especialista em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética (UnB/DF); Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev/SP); Entre 2012 e 2015 foi Editor assistente da Revista Bioética, publicação científica editada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM); Entre 2013 e 2015 foi membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais do Hospital das Forças Armadas de Brasília (CEUA-HFA). Entre 2011 e 2012 foi vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Ciências da Universidade de Brasília (CEP/FS-UnB) e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Distrito Federal (SBB/DF). Enfoca estudos sobre bioética global; saúde global; direitos humanos e ética em pesquisa. 
Caroline Filla Rosaneli, Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
Possui graduação em Nutrição pela UFSC (1999), é especialista em Saúde Coletiva pela Asbran (2008), Mestre em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (2002) e doutora em Ciências da Saúde pela PUCPR. Atualmente é professora do curso de gradução em nutrição e docente do mestrado em Bioética da PUCPR, onde ministra disciplinas de temas relacionados a saude coletiva, bioética e segurança alimentar.
Renata Bicudo Molinari, Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Positivo (2012); Graduação em Publicidade e Propaganda (2006); Mestrado (2016) em Bioética com ênfase em resolução de conflitos sobre uso de animais em pesquisas e ecologia de estradas. Orientação de trabalhos sobre etologia e enriquecimento ambiental de Trachemys sp., Educação ambiental como medida mitigatória de atropelamentos de fauna silvestre. Atualmente é participante de grupo de estudos sobre Ecologia de estradas e Bioética Ambiental e ministra palestras e cursos sobre Bioética ambiental geral e aplicada à resolução de conflitos sobre uso de recursos naturais e uso de animais pela sociedade contemporânea. 
Anor Sganzerla, Pontifícia Universidade Católica da Paraná - PUCPR
DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordenou o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013. Atualmente Coordena o Doutorado Internacional de Humanidades uma parceria da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com a UCM (Universidade Católica de Moçambique); É também Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); Coordenador da Especialização em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.
Published
23/06/2016
Section
Papers