Quantificação dos sedimentos em suspensão na bacia hidrográfica do reservatório Paiva Castro, Rio Juqueri, sudeste do estado de São Paulo

  • Lucas Stefano Rissatto Departamento de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente. Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Avenida Professor Almeida Prado, n° 532, CEP: 05508-901, São Paulo, SP, Brazil.
  • Zeno Hellmeister Junior Departamento de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente. Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Avenida Professor Almeida Prado, n° 532, CEP: 05508-901, São Paulo, SP, Brazil.
  • Gerson Salviano de Almeida Filho Departamento de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente. Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Avenida Professor Almeida Prado, n° 532, CEP: 05508-901, São Paulo, SP, Brazil.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados dos levantamentos de campo com relação às medições de vazões, coletas de amostras de água e sedimentos em suspensão, análises laboratoriais (granulometria e concentração de sedimentos em suspensão e sólidos totais dissolvidos) e cálculos da descarga sólida em suspensão na bacia hidrográfica de drenagem do reservatório Paiva Castro, Mairiporã, SP. As atividades ocorreram entre outubro de 2023 e dezembro de 2024, compreendendo 21 campanhas de medição e amostragem. Foram definidas cinco estações sedimentométricas distribuídas ao longo do Rio Juqueri. As medições envolveram vazão com equipamento acústico Doppler (ADCP RS-5) e coleta de sedimentos em suspensão com amostrador DH-48, além de análises laboratoriais de concentração de sedimentos em suspensão, granulometria e sólidos totais dissolvidos. Utilizou-se o método de amostragem por igual incremento de largura (IIL), obtendo dados detalhados da distribuição vertical e transversal dos sedimentos. Os resultados destacam a variabilidade espacial e temporal da concentração dos sedimentos em suspensão, fundamental para o entendimento dos processos erosivos e para planejamento de intervenções preventivas e corretivas visando mitigar o assoreamento do reservatório.

Palavras-chave: descarga sólida, hidrossedimentologia, sólidos totais dissolvidos.

Publicado
08/12/2025
Seção
Artigos