Water Quality Index and suitability for bathing of Bica Stream, Portalegre, RN, Brazil

  • Samylle Ruana Marinho de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Rodrigo Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Luiz di Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Antônio Helton da Silva Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Keywords: microbiological analysis, physical and chemical parameters, water resources.

Abstract

Water quality is characterized by physical, chemical and microbiological parameters, which are constantly subject to the interference of nature, the ecosystem and human land-use activities. In Rio Grande do Norte State, Brazil, the improvement of water quality requires attention, considering that the region loses a significant portion of its waters through high evaporation rates. In this context, the town of Portalegre has a complex landscape formed by perennial springs, upper swamps and waterfalls. Considering the uniqueness of the area, this research characterized the water quality of Bica Stream, which flows through the watershed area located on the north side of the city, and is very popular for leisure activities. This research analyzed the Water Quality Index (WQI) at three points of the Bica Stream, as well as the Pinga Waterfall’s suitability for bathing, as it is frequently used for this purpose. The results show that the water quality is better at the spring of Bica Stream, with a WQI classified as "regular". The other parts of the stream were classified as "bad". The waterfall water was classified as excellent for bathing.


Author Biographies

Samylle Ruana Marinho de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013-2015). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009-2013). Na graduação participou de projetos de iniciação científica como bolsista CAPES, atuando na área de planejamento e zoneamento ambiental. No mestrado trabalhou na linha de pesquisa Diagnóstico e Conservação Ambiental. Atualmente é professora do Departamento de Gestão Ambiental da UERN e professora do curso Técnico em Meio Ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/Mossoró na modalidade à distância.
Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Possui Graduação em Geografia (Bacharelado, UECE, 2002), Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (UECE, 2004) , Mestrado em Geologia (UFC, 2007) e Doutorado em Geografia (UFC, 2011). Atua como Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN junto ao curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e ao curso de Mestrado em Ciências Naturais. Desenvolve pesquisa e extensão nas seguintes áreas: estudos socioambientais para a criação e manejo de áreas protegidas, análise de indicadores ambientais, monitoramento microclimático, zoneamento e educação ambiental. É bolsista de produtividade em pesquisa da UERN e Chefe do Departamento de Apoio ao Pesquisador da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Representa a UERN como membro suplente do Comitê de Bacia do Rio Apodi-Mossoró. Coordena projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPQ e pelo Ministério das Cidades. 
Luiz di Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1987), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos Atualmente é professor adjunto 4 do departamento de química e membro efetivo do mestrado em Ciências Naturais (MCN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, na área ambiental com pesquisas em monitoramento da qualidade da água e energia na área de , nanomateriais, síntese de novos catalisadores heterogêneos para produção de combustíveis e na área de síntese e controle de qualidade de combustíveis. Tem 10 trabalhos publicados em periódicos internacionais e dezenas de trabalhos publicados em periódicos e sítios de circulação nacional e cerca de 300 trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de química ou correlata. Participa de projeto de extensão que monitora a qualidade das água do Rio Grande do Norte (programa água azul) e como consultor de assuntos ambientais do Ministério publico local. Também atua na área de educação em química desenvolvendo ações que facilitem a aprendizagem pelo uso de técnicas que utilizam as artes cênicas (teatro cientifico) e na formação continuada de professores de química.
Antônio Helton da Silva Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é graduando em Geografia (UERN). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Planejamento Ambiental e Geoprocessamento.
Published
23/06/2016
Section
Papers