Effect of primary sewage application on corn production at the settlement of Milagres (Apodi-RN)

  • Zailton Vagner Barreto da Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
  • Marcelo Tavares Gurgel Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
  • Lucas Ramos Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
  • Sandra Maria Campos Alves Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
  • Miguel Ferreira Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
  • Rafael Oliveira Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Keywords: family agriculture, reuse, Zea mays L

Abstract

The application of treated domestic wastewater is an effective way to control environmental pollution, and is a viable option for increasing water availability in arid and semiarid regions. This study analyzed the production of maize (Zea mays L) fertilized with primary sewage at the rural settlement of Milagres in Apodi-RN. The study evaluated the following characteristics of maize: plant height, stem diameter, number of leaves, average ear weight with and without straw, wet and dry grain weight. The study found that fertigation with primary sewage resulted in higher values of plant height (PH), stem diameter, number of leaves, husked ear weight, ear weight without straw, wet weight of grains, dry weight of grains and grain yield compared to the same characteristics when artesian well water was used. Domestic sewage provides a source of nutrients for agricultural production.

Author Biographies

Zailton Vagner Barreto da Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Graduado em Lic. Plena em Ciências Agrárias pela UEPB. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de julho de 2007 à junho de 2008 e (PIVIC) julho de 2008 a junho de 2009. Possui mestrado em Ciência do Solo pela UFERSA. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a fevereiro de 2012. Experiência em agricultura sustentavel e meio Ambiente. Atua principalmente nos seguintes temas:produção organica, água residuaria, biofertilizantes.
Marcelo Tavares Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró(1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e Pós doutorado também pela UFCG e é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola e Recursos Naturais, com ênfase na relação solo, água, planta e atmosfera e ciências ambientais.
Lucas Ramos Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Graduado em Engenharia Agronômica e Mestrando em Manejo de Solo e Água (MSA) pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2012). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, Manejo e conservação do solo, fertilidade do solo e nutrição de plantas,salinidade e reúso de água oriunda de efluente doméstico.
Sandra Maria Campos Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1996), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005) e Pos Doc pelo CSIRO/Austrália.Tem experiência na área Solos atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, Agroecologia, Saneamento ambiental,Recuperação de áreas degradadas, Avaliação e remediação de Impactos Ambientais, Poluição do solo e re aproveitamento de resíduos.
Miguel Ferreira Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Manejo e conservação dos solos e da água, com ênfase em qualidade do solo, impactos ambientais pelo uso do solo, saneamento rural e aptidão agrícola em Projetos de Assentamentos rurais no semiárido.
Rafael Oliveira Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFV (2002), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2004), doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2007) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2010). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água; Líder do Grupo de Pesquisa Tratamento e manejo de resíduos para o desenvolvimento sustentável do semiárido da UFERSA; e autor e co-autor de 103 artigos de periódicos nacionais e internacionais, de 240 artigos de eventos nacionais e internacionais e 4 pedidos de patentes de produtos e processos inovadores. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia e manejo de irrigação; tratamento de água; planejamento e análise econômica de projetos hidroagrícolas; e tratamento, manejo e disposição de resíduos agroindustriais e urbanos.
Published
16/10/2014
Section
Papers