Performance of a full scale Fenton reactor used to remove phenol in a plant valorization of waste from pulp and paper industry

  • Everton Skoronski Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
  • Adilvo Ferrari Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI
  • Mylena Fernandes Centro Universitário Unifacvest UNIFACVEST
  • Cyntia Ely Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Jair Juarez João Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL
Keywords: advanced oxidative process, effluent, full scale reactor, tall oil.

Abstract

This paper show the performance of a full scale Fenton reactor used to phenol removal in a plant valorization of waste from pulp and paper industry. The effluent consists in vegetal oil and phenol. The treatment plant is designed to treat 4 m3 h-1 and is constituted by a pre-treatment to oil removal, Fenton reactor and extended aeration tank. For the evaluation of the treatment plant, it was considerate the internal and external analysis of the effluent. The overall efficiency of phenol removal is higher than 99,70 %. It was demonstrated that the combination between biological and advanced oxidative process is one interesting arranged in order to removal recalcitrant contaminants.

Author Biographies

Everton Skoronski, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professor Adjunto lotado no Departamento de Engenharia Ambiental e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado de Santa Catarina. É Coordenador do Laboratório de Tratamento de Águas e Resíduos - LABTRAT. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Controle Ambiental e Tratamento de Águas, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Tratamento de Águas, Engenharia Enzimática, Tratamento e Valorização de Resíduos e Controle da Poluição Industrial.
Adilvo Ferrari, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI
Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008) e especialização em gestão de águas e efluentes pelo SENAI (2014). Foi operador de ETA na Casan, supervisor de laboratório na Nalco e engenheiro de vendas na Andritz. Atualmente é engenheiro químico na MWV, responsável pelo setor de meio ambiente. Possui experiência na área de engenharia de tratamento de águas e efluentes.
Mylena Fernandes, Centro Universitário Unifacvest UNIFACVEST
Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na área de biotecnologia e engenharia bioquímica, e graduação em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atuou como professora no curso técnico em análises químicas, no Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora nos cursos superiores de engenharia e coordenadora do curso de engenharia química, no Centro Universitário Unifacvest. Possui experiência em laboratório de análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.
Cyntia Ely, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
Acadêmica de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza pesquisa científica na graduação desde 2013, na área de tratamento de efluentes industriais.
Jair Juarez João, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL
O professor, Jair Juarez João, possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor de tempo integral na UNISUL, pesquisador do e coordenador do grupo de pesquisas em catálise enzimática e síntese orgânica (CNPq) na Universidade do Sul de Santa Catarina. Como pesquisador vem estudando métodos para a aplicação de biocatalisadores em síntese orgânica, dando contribuições importantes no processo de avaliação de novos métodos de adsorção de enzimas. Além disso, participa ativamente de serviços nas áreas analíticas, ensaios de águas, efluentes, carvão e cinzas, bem como em convênios e parcerias de cooperação técnica e institucional com órgãos ambientais. O referido professor também é coordenador de diversos projetos fomentados pelas agências financiadoras de projetos. Também foi DIRETOR do Centro Tecnológico UNISUL no período de 10/02/2002 30/06/2009.
Published
20/10/2015
Section
Papers